A transformação vem do diálogo e da colaboração

O fortalecimento dos parceiros e a promoção do trabalho em rede pode transformar a indústria da moda. 


Após três anos dedicados à transformação da indústria da moda no Brasil e o apoio a mais de 30 iniciativas com esse foco, sentimos, mais do que nunca, que, para fazermos da moda uma força para o bem, é preciso fortalecer nossos parceiros e trabalhar de forma colaborativa. Em 2017, mostramos que isso é possível.


Em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), conectamos mais de 35 lideranças de diferentes partes da cadeia de fornecimento. A iniciativa, batizada de Laboratório da Moda Sustentável, foi implementada pelo Instituto Reos, e reuniu marcas, organizações sociais e o poder público, com o objetivo de construir uma agenda comum e criar iniciativas com o potencial de impactar positivamente o setor.

Giuliana Ortega

Diretora executiva

Instituto C&A


Lado a lado com nossos parceiros, realizamos mais de cinco avaliações externas de projetos apoiados, incluindo as iniciativas desenvolvidas pelo Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (Cami) e a Missão Paz.  Além de  fortalecer as organizações parceiras e o campo -  os aprendizados nos permitiram refletir em conjunto sobre como potencializar o trabalho de apoio aos migrantes e de incidência em políticas públicas para erradicação do trabalho análogo ao escravo.



Também utilizamos o conhecimento e os resultados de iniciativas-piloto para ampliar nosso trabalho de incentivo à produção de algodão agroecológico no Brasil, em parceria com o Esplar – Centro de Pesquisa e Assessoria. Já as avaliações feitas pela nossa área de Educação, estão fortalecendo os parceiros e servindo como base para o processo de transição de agendas, que termina em 2018.


Neste relatório anual, apresentamos alguns dos aprendizados obtidos ao longo dos últimos anos por nosso time no Brasil e pelo time global. Boa leitura!


Giuliana Ortega

Diretora executiva

Instituto C&A