Em profundidade  

Fashion for Good: reimaginando como a moda é desenhada, confeccionada, usada e reusada

Sediado no coração de Amsterdã, na Holanda, o Fashion for Good é um centro de inovação que oferece apoio técnico e financeiro para que inovadores em fase inicial encontrem suporte para crescer. Além disso, trabalha para dar escala às iniciativas já bem-sucedidas, conectando-as com o mercado.

Os nossos parceiros no Fashion for Good são marcas e varejistas que conectam suas cadeias de fornecimento ao centro, o que significa que as inovações circulares podem ser testadas, aceleradas e produzidas em escala. O Fashion for Good também abriga o espaço de co-working da Comunidade de Vestuário Circular, bem como uma exposição para engajar o consumidor.

Veja a seguir o que alcançamos no período de 12 meses, desde a abertura do centro:

Seis marcas parceiras

Adidas, C&A, Galeries Lafayette, Kering, Target, Zalando – have become corporate partners of Fashion for Good. They help to select the start-up innovators and provide the crucial link to the market that can take a project from pilot to scale.

39

inovações

Apoiamos 39 iniciativas inovadoras relacionadas a matérias-primas, corte, costura e acabamento, processamento úmido e fim de uso (34 por meio do Programa Acelerador Plug and Play e cinco pelo programa Good Scaling, ambos dentro do Fashion for Good).

15,405

Número de visitantes recebidos

150

Número de eventos

Espaço de co-working

Residentes das organizações MADE-BY, ZDHC, Sustainable Apparel Coalition [Coalizão para o Vestuário Sustentável], Organic Cotton Accelerator [Aceleradora de Algodão Orgânico] e 15 inovadores compartilham o espaço de co-working.

A Experiência Fashion for Good foi inaugurada em março de 2017 e contou com uma exposição de lançamento para a conscientização sobre a necessidade de uma moda “do bem”. No segundo semestre de 2018, a experiência se transformará numa exposição interativa.

450

Mapeamos o panorama da inovação em tecnologias e novos modelos de negócio em diálogo com 450 start-ups a fim de identificar pontos fortes e lacunas. Para atrair a participação do setor, incluímos esse mapeamento na publicação Pulse 2018, lançada no Copenhagen Fashion Summit, maior evento do mundo sobre sustentabilidade na indústria da moda.

O que aprendemos

Para que a inovação ganhe escala, é necessário haver uma colaboração pré-concorrencial

Aqueles que trabalham por inovações em tecnologias e novos modelos de negócio no setor precisam estabelecer parcerias com marcas e varejistas com o objetivo de se fortalecer e aumentar suas conexões com investidores e com o consumidor final. Quanto maior for a colaboração, mais rápido será possível aumentar a escala de suas tecnologias e desenvolver seus negócios.

Mapa da Moda para inovadores “do bem” ao longo da cadeia de fornecimento