LIÇÕES APRENDIDAS

Para mudar a política, esteja aberto a várias opiniões, mas estabeleça uma só voz

LIÇÕES APRENDIDAS: PARA MUDAR A POLÍTICA, ESTEJA ABERTO A VÁRIAS OPINIÕES, MAS ESTABELEÇA UMA SÓ VOZ

Para mudar a política, temos de formar alianças que quebrem o padrão confortável de trabalhar apenas com os quem já estamos habituados.

Novas alianças  podem desencadear novas soluções que ainda não foram pensadas e aumentar a pressão sobre os tomadores de decisão em direção a uma mudança positiva. Mas, para garantir que essas ideias sejam ouvidas e tenham influência, todas as partes interessadas devem ter uma voz unificada.


Naturalmente sabemos que, ao formarmos essas alianças incomuns e reunirmos diferentes atores para trabalhar de forma colaborativa, estes nem sempre compartilharão das mesmas opiniões e podem até discordar delas. Quando isso acontece, é importante garantir que todos sejam ouvidos. Mas é justamente neste momento que precisamos seguir em frente e encontrar coisas em comum, ao invés de remoer as diferenças.

Estudos de caso

Missão Paz

OFCS

Próximos passos

Para mudar a política, não podemos pegar atalhos. Tendo aprendido a importância da unidade e da coesão, continuaremos a apoiar convocadores neutros que possam ouvir as perspectivas das partes interessadas e alinhar todos para que possamos trabalhar em prol de um objetivo comum. Garantiremos que o trabalho seja conduzido por organizações locais que entendam o contexto e a dinâmica da região.


À medida que avançamos, contratamos um gerente de defesa de interesses em nossa equipe de materiais sustentáveis para nos ajudar a construir uma estratégia de defesa de direitos na Índia. Também estamos encomendando estudos sobre os nossos programas, para nos ajudar a compreender melhor as lacunas das políticas e a melhor forma de desempenharmos um papel nesta área.

Missão Paz

Encontrando uma base comum para mudar a política


Mudar a legislação sobre migração no Brasil é uma área particularmente desafiadora, onde as discordâncias são frequentes. Nosso parceiro Missão Paz foi um dos líderes responsáveis por unir partes interessadas de lados políticos opostos para aprovar um importante projeto de lei sobre migração. Ao estabelecer e se concentrar em prioridades comuns, conseguiram evitar que a colaboração tropeçasse no obstáculo político, estabeleceram uma base comum e, finalmente, criaram um projeto de lei que todos os partidos pudessem apoiar.


A Missão Paz cofacilitou um grupo de 80 organizações da sociedade civil para que unanimemente concordassem que, no mínimo, o projeto de lei deveria garantir o papel dos defensores públicos, assegurar que a migração não fosse tratada como uma questão criminal e garantir que os migrantes tivessem o direito a um processo legal justo. A legislação resultante, elaborada por um senador conservador, foi finalmente aprovada por um congresso de centro-direita. Uma semana após a aprovação, as organizações da sociedade civil participantes publicaram uma declaração a favor da nova lei.



Secretaria do Algodão Orgânico e de Comércio Justo

Encontrando unidade entre muitas vozes diferentes


Temos apoiado a Secretaria do Algodão Orgânico e de Comércio Justo (Organic and Fairtrade Cotton Secretariat, OFCS) em Madhya Pradesh na coordenação de uma ampla gama de partes interessadas no algodão orgânico - desde agricultores até varejistas - para priorizar e defender políticas que permitam melhorar a indústria do algodão.


A Índia é uma democracia em crescimento, com inúmeras demandas sociais provenientes de diferentes grupos de interesse. Como resultado, a sobrecarga de informação que eles vivenciam é um verdadeiro desafio quando se tenta influenciar os tomadores de decisão do governo. Receber várias mensagens sobre o que precisa ser feito pode paralisar sua capacidade de agir.


Embora os grupos de múltiplas partes interessadas, organizações não-governamentais e empresas de sementes envolvidas na OFCS tenham coordenado seus esforços para promover melhores políticas, cada organização tinha prioridades diferentes. Por isso, promovemos discusões para, acima de tudo, garantir que todas as organizações se sentissem incluídas e ouvidas.


Através deste processo, os membros conseguiram chegar a um acordo sobre o tópico mais importante a ser levado ao governo: a necessidade de melhorar a disponibilidade de sementes não-GMO. Assim que se chegou a um acordo a esse respeito, a OFCS conseguiu conversar com o governo com uma representação forte e singular, fornecendo orientação concreta. Isso ajudou a encorajar o governo a estabelecer um centro de excelência para o algodão orgânico e sancionar cinco grupos dedicados a esse tópico.