MOMENTOS MARCANTES
O que é preciso para escalonar a inovação
MOMENTOS MARCANTES: O que é preciso para escalonar a inovação
Para transformar a indústria da moda, precisamos ir além das melhorias incrementais. Precisamos mudar completamente o sistema. Através da Fashion for Good, estamos identificando inovações e novos modelos de negócio que têm o poder de fazer isso. Em pouco mais de dois anos, a Fashion for Good tornou-se uma força única, ajudando a dimensionar soluções disruptivas e comprovando a demanda da indústria por inovação.
Uma parte fundamental da missão da Fashion for Good é reunir todo o ecossistema através da sua Plataforma de Inovação, com o objetivo de encontrar, fortalecer e escalonar soluções inovadoras que podem desbloquear os desafios relacionados a resíduos, poluição, pegada de carbono, trabalho forçado, salários baixos e condições de trabalho inseguras.
Na plataforma, os inovadores passam pelos Programas de aceleração ou de escalonamento, onde recebem mentoria, orientação e conexões com uma rede de potenciais financiadores. Este trabalho é sustentado pela rede de parceiros corporativos da Fashion for Good. Em 2018, a Fashion for Good assinou uma parceria com sete marcas - aumentando para 15 seu total de parceiros corporativos, que agora incluem Adidas, Zalando, PVH Corp, Stella McCartney, Bestseller, Otto Group e Target.
Pioneiras na indústria, marcas líderes e, normalmente concorrentes entre si, estão unidas na criação de condições para expandir a inovação, sinalizando o mercado de que há uma forte demanda por soluções coletivas como estas. Os parceiros entendem que esta colaboração exclusiva lhes permite compartilhar o risco e, coletivamente, colher as recompensas da sustentabilidade.
Esta combinação é o que torna a Fashion for Good tão poderosa. Por um lado, ela fortalece a oferta de cada start-up, ao mesmo tempo em que envia um forte sinal para o mundo dos investimentos, desencadeando uma espiral ascendente de demanda e financiamento da indústria. Isso cria melhores condições para o sucesso em um ambiente complexo. Significa que a Fashion for Good não está apenas preenchendo uma lacuna de financiamentos no cenário tradicional de investimentos, mas também está movimentando o mercado. Atrair os parceiros corporativos certos tem sido fundamental para criar essa mudança.
A prova é que, em 2018, a Fashion for Good Innovators assegurou mais de 20 milhões de euros em financiamento adicional vindo do setor privado. Esta não é uma tarefa fácil, dadas as complexidades que existem para atrair investimentos do setor privado para uma indústria considerada de risco e com margens relativamente baixas.
Junto com seus parceiros corporativos, a Fashion for Good facilitou 15 novos pilotos. Um deles, o Organic Cotton Traceability Pilot, liderado pela Fashion for Good Innovator Bext360, que reuniu um mix único de organizações. Além das marcas já afiliadas à Fashion for Good, como a Kering, Zalando, PVH Corp e C&A, o projeto atraiu também provedores de tecnologia, além do próprio Instituto C&A, da plataforma multimarcas Organic Cotton Accelerator (OCA) e do fabricante Pratibha Syntex. Isso mostra que a Fashion for Good não é apenas uma plataforma para fortalecer inovadores e encontrar soluções para suas afiliadas, mas também um catalisador para uma maior colaboração entre todo o segmento.
Agora que a Fashion for Good tem atraído uma massa crítica de parceiros corporativos, bem como a colaboração entre toda a indústria, o seu poder de ajudar a ampliar inovações só tende a crescer.
A tecnologia circular será um grande desbloqueio para os desafios de recursos e resíduos e acreditamos que nossa parceria ajudará a impulsionar nossa empresa e a indústria para a frente.
MARISSA PAGNANI MCGOWAN | Vice presidente de responsabilidade global, PHV Corp
A Fashion for Good...
pesquisou mais de
700
Inovadores
selecionou
+ de 50
start-ups
realizou
500
sessões de desenvolvimento de negócios com inovadores e parceiros corporativos
catalisou
20 milhões
de euros para inovadores
hospedou
+ de 90
residentes em sua Comunidade de Moda Circular (Circular Apparel Community)
colaborou com
+ de 50
organizações parceiras, incluindo 15 parceiros corporativos representando mais de € 86 bilhões de faturamento
produziu mais de
10
ferramentas de código aberto e relatórios que convidam a indústria a aprender e contribuir para a transformação da indústria da moda
Alina & Cami
To make improvements to the fashion industry in Brazil, we need to carefully consider the political and social context and boost the ability of regional organisations to do their work in this climate.
We tailored ongoing support for both grassroots and larger-scale organizations, including Alina and CAMI, to consolidate their governance and structures, and help them develop better processes appropriate for the system they are operating in. The first evaluation of this work will be published in 2019, and signs are that the focus on core institutional support has been able to build these crucial organisations’ leadership capacity, internal processes and fundraising skills.