MOMENTOS MARCANTES

O que é preciso para escalonar a inovação

MOMENTOS MARCANTES: O que é preciso para escalonar a inovação

Para transformar a indústria da moda, precisamos ir além das melhorias incrementais. Precisamos mudar completamente o sistema. Através da Fashion for Good, estamos identificando inovações e novos modelos de negócio que têm o poder de fazer isso. Em pouco mais de dois anos, a Fashion for Good tornou-se uma força única, ajudando a dimensionar soluções disruptivas e comprovando a demanda da indústria por inovação.

Uma parte fundamental da missão da Fashion for Good é reunir todo o ecossistema através da sua Plataforma de Inovação, com o objetivo de encontrar, fortalecer e escalonar soluções inovadoras que podem desbloquear os desafios relacionados a resíduos, poluição, pegada de carbono, trabalho forçado, salários baixos e condições de trabalho inseguras.


Na plataforma, os inovadores passam pelos Programas de aceleração ou de escalonamento, onde recebem mentoria, orientação e conexões com uma rede de potenciais financiadores. Este trabalho é sustentado pela rede de parceiros corporativos da Fashion for Good. Em 2018, a Fashion for Good assinou uma parceria com sete marcas - aumentando para 15 seu total de parceiros corporativos, que agora incluem Adidas, Zalando, PVH Corp, Stella McCartney, Bestseller, Otto Group e Target.

Pioneiras na indústria, marcas líderes e, normalmente concorrentes entre si, estão unidas na criação de condições para expandir a inovação, sinalizando o mercado de que há uma forte demanda por soluções coletivas como estas. Os parceiros entendem que esta colaboração exclusiva lhes permite compartilhar o risco e, coletivamente, colher as recompensas da sustentabilidade.


Esta combinação é o que torna a Fashion for Good tão poderosa. Por um lado, ela fortalece a oferta de cada start-up, ao mesmo tempo em que envia um forte sinal para o mundo dos investimentos, desencadeando uma espiral ascendente de demanda e financiamento da indústria. Isso cria melhores condições para o sucesso em um ambiente complexo. Significa que a Fashion for Good não está apenas preenchendo uma lacuna de financiamentos no cenário tradicional de investimentos, mas também está movimentando o mercado. Atrair os parceiros corporativos certos tem sido fundamental para criar essa mudança.

A prova é que, em 2018, a Fashion for Good Innovators assegurou mais de 20 milhões de euros em financiamento adicional vindo do setor privado. Esta não é uma tarefa fácil, dadas as complexidades que existem para atrair investimentos do setor privado para uma indústria considerada de risco e com margens relativamente baixas.

Junto com seus parceiros corporativos, a Fashion for Good facilitou 15 novos pilotos. Um deles, o Organic Cotton Traceability Pilot, liderado pela Fashion for Good Innovator Bext360, que reuniu um mix único de organizações. Além das marcas já afiliadas à Fashion for Good, como a Kering, Zalando, PVH Corp e C&A, o projeto atraiu também provedores de tecnologia, além do próprio  Instituto C&A, da plataforma multimarcas Organic Cotton Accelerator (OCA) e do fabricante Pratibha Syntex. Isso mostra que a Fashion for Good não é apenas uma plataforma para fortalecer inovadores e encontrar soluções para suas afiliadas, mas também um catalisador para uma maior colaboração entre todo o segmento.

Agora que a Fashion for Good tem atraído uma massa crítica de parceiros corporativos, bem como a colaboração entre toda a indústria, o seu poder de ajudar a ampliar inovações só tende a crescer.

A tecnologia circular será um grande desbloqueio para os desafios de recursos e resíduos e acreditamos que nossa parceria ajudará a impulsionar nossa empresa e a indústria para a frente.

MARISSA PAGNANI MCGOWAN | Vice presidente de responsabilidade global, PHV Corp

A Fashion for Good...

pesquisou mais de

700

Inovadores

selecionou

+ de 50

start-ups

realizou

500

sessões de desenvolvimento de negócios com inovadores e parceiros corporativos

catalisou

20 milhões

de euros para inovadores

hospedou

+ de 90

residentes em sua Comunidade de Moda Circular (Circular Apparel Community)

colaborou com

+ de 50

organizações parceiras, incluindo 15 parceiros corporativos representando mais de € 86 bilhões de faturamento

produziu mais de

10

ferramentas de código aberto e relatórios que convidam a indústria a aprender e contribuir para a transformação da indústria da moda