MOMENTOS MARCANTES

De uma relação de via única a uma parceria de iguais

MOMENTOS MARCANTES: DE UMA RELAÇÃO VIA ÚNICA A UMA PARCERIA DE IGUAIS

Ao trabalhar com nossos parceiros, estamos sempre nos esforçando para obter os melhores resultados possíveis.  Muitas vezes, porém, esses resultados não dependem apenas do trabalho em campo, mas das relações dentro do escritório.

Em 2017, três anos após o nosso lançamento, sentimos que era o momento certo para refletir sobre o nosso progresso e identificar formas de sermos mais eficazes. É por isso que encomendamos nosso primeiro Relatório de Percepção de Parceiros, realizado de forma independente pelo Center for Effective Philanthropy.


O relatório revelou que nossos parceiros reconhecem que estamos ganhando credibilidade na transformação do setor. E mais de um em cada quatro parceiros relatou ter recebido uma forte ajuda não financeira, como suporte técnico e acesso a uma rede de especialistas, o que foi muito valorizado. Mas, certamente há espaço para melhorias.


Como uma fundação focada em resultados, temos um objetivo específico e teorias de mudança desenhadas para nos levar até eles. Assim, embora a nossa intenção sempre tenha sido a de ouvir os nossos parceiros, temos sido rigorosos em aderir às nossas estratégias e nem sempre nos adaptamos o suficiente às necessidades e ideias deles. Isso fez com que alguns dos nossos parceiros se sentissem como prestadores de serviços cumprindo nossas metas, ao invés de se enxergarem  como iguais, na mesma jornada. O relatório também nos ajudou a entender melhor a dinâmica desafiadora de nossas relações entre financiadores e beneficiários.

Conforme trabalhamos para alcançar nossa missão, nossa abordagem orientada por metas permanecerá. Mas podemos resolver essa tensão criando tempo e espaço para realmente entender nossos parceiros. Devemos valorizar melhor sua experiência no campo para cocriar soluções. Precisamos nos tornar parceiros de iguail para igual.


A ação já está acontecendo. Desde o relatório, melhoramos nosso processo de concessão de apoio e o comunicamos mais claramente, convocamos parceiros de algodão no Sri Lanka, reunimos parceiros de transparência em Bangladesh e realizamos uma reunião de parceiros no México com foco em justiça de gênero. Também realizamos o nosso primeiro Encontro de Parceiros em Milão, em outubro de 2018. Este foi um momento que alavancou nossa nova abordagem, à medida que nos demos conta de que nossos esforços para melhorar nossas parcerias estavam começando a funcionar.

Durante o Encontro de Parceiros, 70 de nossos parceiros se reuniram com 30 funcionários do Instituto C&A para instigar novas ideias, compartilhar lições e explorar como poderíamos apoiar melhor uns aos outros.


Ao final dos nossos três dias juntos, estabelecemos dez princípios que formarão a base de como trabalharemos em conjunto nos próximos anos. E, pela primeira vez, nossos parceiros deram sua opinião sobre nossa estratégia para os próximos cinco anos. Este processo trouxe alguns esclarecimentos sobre os desafios e oportunidades na nossa própria organização. Por exemplo, nossos parceiros destacaram que, em nosso trabalho, estava faltando uma perspectiva de interseccionalidade - como as diferentes formas de discriminação na sociedade se sobrepõem, contribuindo para manter as pessoas marginalizadas.

A oportunidade de fazer uma pausa e refletir sobre nosso trabalho será crucial para construir melhores parcerias para o futuro. E isso só foi possível devido ao feedback sincero, construtivo e até mesmo crítico de nossos parceiros. Não tem sido fácil. Mas essa honestidade criou confiança de todos os lados e reforçou a vontade de melhorar.


Agora estamos no caminho certo para construir relações mais fortes e mais colaborativas no longo prazo. Já estamos planejando nosso próximo Encontro de Parceiros, e criamos um Fundo de Aprendizagem para permitir que os parceiros se visitem mutuamente e continuem a aprender com o trabalho uns dos outros.

AS MUDANÇAS QUE FIZEMOS NO NOSSO PROCESSO DE APOIO

2017

Publicamos mais informações no site para esclarecer os níveis e requisitos de financiamento

Começamos um processo de revisão da proposta dos parceiros com a nossa equipe de avaliação, para que estes compreendam o processo de avaliação de projetos e parcerias

Começamos a realizar reuniões iniciais com os parceiros após a assinatura dos contratos para garantir que todos entendessem o processo e os resultados esperados

Completamos 60 avaliações pós-ação concluídas com os parceiros para agir rapidamente com base nas lições aprendidas durante as iniciativas

Introduzimos o questionário de fim de apoio, visando obter feedback dos parceiros

Realizamos o nosso primeiro Encontro de Parceiros em Milão

Projetamos, em conjunto com nossos parceiros, os 10 princípios sobre “Como como trabalhamos juntos

Lançamos o Fundo de aprendizagem para apoiar o aprendizado entre parceiros 

2019

+ de 70

parceiros

representando

11

países

Agradeço ao Instituto C&A por ter reunido seus parceiros para aprender e discutir nossos desafios e oportunidades atuais no sentido de informar sua próxima estratégia.

NAZMA AKTER | FUNDADORA DA AWAJ FOUNDATION

Princípios sobre Como Trabalhamos 

  1. FOCAR no impacto que queremos ter nas pessoas, no meio ambiente e nas comunidades nas quais trabalhamos.
  1. COLABORAR para obter maior impacto. Criar parcerias com outras organizações buscando objetivos comuns e promover conexões entre elas contribuindo para a criação deredes.
  1. COMUNICAR ouvindo atentamente, sendo realista e franco.
  1. Alinhar e COCRIAR nossas parcerias priorizando os pontos fortes, a experiência e o conhecimento uns dos outros.
  1. Ser mutuamente RESPONSÁVEL pelos compromissos assumidos na parceria.
  1. APRENDER do começo ao fim. Construir processos formais e informais de feedback e avaliação. Coletar e compartilhar lições uns com os outros e externamente.
  1. Ser FLEXÍVEL para adaptar planos e desenvolver parcerias. Reconhecer mudanças internas e externas, lições aprendidas e riscos não previstos.
  1. Ser OUSADO e assumir riscos. Ousar desafiar as normas e estruturas que tornam a moda insustentável.
  1. Tornar a INCLUSÃO SOCIAL central em nosso trabalho. Abordar a diversidade, a equidade e a inclusão em nossas iniciativas.
  1. Cultivar a confiança em todas as parcerias e discutir as DINÂMICAS DE PODER.