LIÇÕES APRENDIDAS
Fortalecer a organização, aumentar o impacto
LIÇÕES APRENDIDAS: FORTALECER A ORGANIZAÇÃO, AUMENTAR O IMPACTO
Como um instituto que se baseia em metas, com missão e teoria de mudança claras, há um desejo natural de investirmos em iniciativas que têm prazos determinados, com objetivos diretos e resultados convincentes que podem ser reportados. Mas, para ampliar nosso impacto, precisamos ir além.
Nossa contribuição precisa ser maior do que a soma de suas partes. Portanto, precisamos financiar atividades que contribuam com nossa meta e melhorem a organização que as lidera, fortalecer os movimentos de base para que eles prosperem por conta própria e fortalecer a sociedade civil no setor. Temos de construir a sociedade civil neste setor para que ela seja mais forte.
O investimento nas capacidades essenciais de uma organização, como liderança, estratégia, planeamento e comunicação, é fundamental para esse trabalho. Um apoio como este constrói organizações fortes que serão mais eficazes na criação de impacto.
Próximos passos
Independentemente do tipo de subsídio, sempre começamos cada uma das parcerias, coprojetando a iniciativa com os nossos parceiros e estudando a melhor forma de apoiá-los para que sejam o mais eficazes possível.
Esta abordagem holística é a forma como conseguimos ampliar nosso apoio. Criamos a estratégia de Desenvolvimento Institucional e Redes para ajudar nossos gestores de Programas a trabalhar com os parceiros de forma a identificar seus pontos fortes e fracos. Também criamos um fundo de aprendizagem para que os nossos parceiros possam se encontrar, compartilhar lições aprendidas e trocar conhecimentos.
O fortalecimento dos movimentos e a formação das capacidades das organizações da sociedade civil continuarão a ser parte fundamental da nossa abordagem para realizar grandes mudanças num sistema consolidado.
Awaj Foundation:
Proporcionando estabilidade por meio de apoio
A iniciativa UP! é um programa de treinamento baseado na comunidade, fornecido pelos nossos parceiros Impactt e Awaj Foundation. Seu objetivo é apoiar trabalhadoras na indústria de roupas de Bangladesh fornecendo treinamentos que irão ajudá-las a ter controle sobre suas finanças pessoais, viver com mais saúde e negociar individual e coletivamente com supervisores e a contratantes no ambiente de trabalho.
Nosso contínuo apoio institucional para a Awaj Foundation resultou em um planejamento de mais longo prazo e melhores processos de governança. A Awaj também criou sua teoria de mudança. Devido a essa capacidade fortalecida, nosso parceiro foi pode diversificar seu fundo. Isso significa que a UP! tem um impacto positivo e que a Awaj Foundation pode, agora, apoiar melhor outras iniciativas que não foram financiadas pelo Instituto C&A.
Fashion Revolution:
Transformando uma campanha de voluntariado em uma organização global
Fashion Revolution é um movimento global que une pessoas e organizações que querem transformar a maneira como a moda é feita e consumida. A força e a eficácia de suas comunicações, juntamente com a sua capacidade de consolidar um grande número de voluntários em todo o mundo, fazem da Fashion Revolution uma campanha altamente visível, que atinge milhões de pessoas todos os anos.
Para ajudar a aprofundar o seu impacto, passamos de um financiamento específico para campanhas a um apoio institucional, incluindo captação de recursos, planejamento estratégico, recursos humanos, gestão financeira e governança. Tudo isso para ajudar na transição da Fashion Revolution para uma instituição forte, que pode prosperar sozinha.
Ano a ano a Fashion Revolution vem crescendo e fortalecendo o movimento global que pede mais transparência da indústria. A conscientização do consumidor e a demanda por transparência estão aumentando, sendo que 80% dos 5.000 consumidores pesquisados em 2018 afirmam que as marcas devem divulgar seus fabricantes. E o número de marcas que estão se tornando mais transparentes está aumentando. Em 2018, a quantidade de marcas que publicou listas de fornecedores aumentou para 83, comparado a 46 em 2017.
Projeto Legado, Brasil:
Gerenciando nossa saída da agenda educacional
Em 2015, quando o escritório Brasileiro do Instituto C&A anunciou que deixaria de financiar iniciativas educacionais e se alinharia ao foco do escritório global, visando transformar a indústria da moda, criamos o Projeto Legado, para gerenciar essa transição.
Os parceiros do Instituto eram organizações locais que tinham sido altamente dependentes dos nossos financiamentos por 25 anos. Por isso, oferecemos um período de saída de três anos - algo que não é muito comum na filantropia - para garantir que eles pudessem fazer essa transição e, por fim, continuar a trabalhar sem o nosso apoio.
Durante este tempo, continuamos a oferecer suporte financeiro e não financeiro a eles. Ajudamos a elaborar planos estratégicos com base nas necessidades de cada um e criamos alianças e redes de forma que eles pudessem compartilhar conhecimento e entrar em contato com novos financiadores em potencial.
Tivemos alguns casos de sucesso. Por exemplo, a Fundação Itaú Social, unidade filantrópica do maior banco privado do Brasil, passou a financiar todas as bibliotecas públicas que apoiávamos. No entanto, no último ano do processo, as medidas austeras do governo entraram em jogo, o que afetou diretamente a áreas de saúde e educação.
Não foi uma surpresa que nossos parceiros tenham se sentido apreensivos com relação ao futuro, mas somos gratos de tê-los ajudado a se preparar melhor para esse desafio.