Destaques: Compromisso com o aprendizado

Escutamos e aprendemos

O aprendizado sempre foi central à nossa prática de investimento social provado. E por isso que promovemos uma cultura de reflexão crítica e avaliação dentro do Instituto C&A e sempre compartilhamos estes resultados e lições interna e externamente. Ao aprender com o que funciona e o que não funciona, pudemos melhorar a eficácia tanto de nossos parceiros quanto a nossa, para promover mudanças nos sistemas.

Avaliações externas

Como uma organização em aprendizado, o Instituto C&A sempre manteve a importância de desenvolver e compartilhar a melhor prática para criar um maior impacto. Ao avaliar constantemente nossa prática e as iniciativas que apoiamos, e ao responder e compartilhar as lições que aprendemos, tivemos maior capacidade de avaliar nossos Programas, medir nosso progresso e aprimorar nosso trabalho.

Pesquisa de Percepção de Parceiros

Crescemos junto com nossos parceiros; eles continuamente nos fizeram ficar melhores. Dois anos após colocarmos em funcionamento nossa primeira Pesquisa de Percepção de Parceiros, pedimos ao The Center for Effective Philanthropy que realizassem uma pesquisa com nossos parceiros para que pudéssemos medir nosso progresso e identificar lacunas. Continuamos gratos por esta oportunidade de refletir sobre nossos relacionamentos. O que aprendemos com nossos parceiros, levamos conosco para a Laudes Foundation.

86

parceiros

responderam a pesquisa em 2019

   5 indicadores chave

resultados em comparação a primeira pesquisa realizada em 2016

Melhoria das relações com a oportunidade de reforçar ainda mais o entendimento

Os parceiros classificaram o Instituto C&A de uma maneira significativamente mais positiva do que em 2016, devido à nossa capacidade de resposta e abertura às ideias deles sobre nossa estratégia. Eles também nos classificaram perto da média pela nossa transparência, com os resultados tendendo para cima desde 2016. Os resultados indicaram que também havia espaço para solidificar nosso entendimento das comunidades locais dos parceiros e das estratégias e objetivos de suas organizações.


Uma opinião de um dos nossos parceiros: “Estar mais aberto para cocriar com os beneficiários dos investimentos, ter tempo para ouví-los, confiar em sua experiência, desafiar de forma construtiva ao invés de impor.”


Medida resumida das relações entre financiadores e parceiros



Até que ponto o Instituto compreende a comunidade local em que você trabalha?

Assistência não monetária

Sabemos que as fundações podem servir aos seus parceiros para além da aplicação de recursos financeiros. Com base em um ponto identificado pela primeira vez na pesquisa de 2016, mais de 1/4 dos nossos parceiros - uma proporção maior que a média - relatou receber assistência não monetária do Instituto C&A. Ainda havia espaço para financiamento irrestrito.


Proporção de parceiros que receberam assistência organizacional ou focada no campo *

Oportunidade para aprofundar o impacto no campo e organizações parceiras

O Instituto C&A foi reconhecido por sua posição única na indústria, incentivando a colaboração e criando iniciativas disruptivas que promovem a mudança do setor. Enquanto nossas equipes foram classificadas como tendo consciência acima da média sobre os desafios enfrentados pelos parceiros, o Instituto C&A recebeu classificações inferiores à média pelo impacto percebido no campo e organizações de parceiros. Também foi apontado que havia maior oportunidade de influenciar as políticas públicas.

 

Uma opinião de um dos nossos parceiros: “O Instituto é cuidadoso e de vanguarda no que se refere aos seus subsídios, frequentemente fazendo-os de forma corajosa e impactante.”


No geral, como você classificaria o impacto do Instituto  em seu campo de atuação?



Até que pontoo Instituto avançou o conhecimento em seu campo de atuação?

Processos úteis

Embora a utilidade do nosso processo de seleção tenha sido classificada como média, o número médio de horas gastas em requisitos para doação quase dobrou desde 2016, colocando o Instituto C&A entre os primeiros 5% do conjunto de dados do CEP.


É responsabilidade dos doadores considerar formas de limitar a pressão sentida pelos parceiros ao longo do ciclo de vida de uma parceria. Parte da resposta emergencial da Laudes Foundation durante a pandemia da COVID-19 incluiu a flexibilização das exigências de relatórios e a oferta de maior flexibilidade aos parceiros durante esse período. 


Uma opinião de um dos nossos parceiros: “Achamos que alguns dos processos são altamente burocráticos e minuciosamente detalhados. Além disso, a dependência excessiva em uma estrutura de registro linear nem sempre é útil para uma questão sistêmica.”


Quão útil foi a participação no processo de seleção do Instituto no fortalecimento da organização / programa financiado por meio da parceria?



Ao desenvolver sua proposta, quanta pressão você sentiu para modificar as prioridades da sua organização e criar uma proposta que provavelmente receberia financiamento?

Avaliações para conduzir ao aprendizado

Em 2019, encomendamos uma Avaliação de Eficácia Global (Overall Effectiveness Evaluation, OEE) independente para avaliar o desempenho da estratégia, Programas e estrutura organizacional do Instituto C&A durante os cinco anos anteriores. 


A OEE revelou que, com nossa expertise técnica, fortes redes e localização em contextos e mercados-chave, o Instituto C&A ganhou credibilidade como doador que catalisou o desenvolvimento de um “ecossistema de organizações” onde todas compartilham de um compromisso verdadeiramente sustentável com a moda. 


O relatório também refletiu sobre nossas ambições de transformar a indústria da moda em uma força para o bem, e confirmou que ocupamos um papel de liderança “em uma trajetória de mudança sistêmica” - abordando os problemas existentes na indústria ao mesmo tempo em que investimos na construção do futuro. 


Uma das críticas centrais no relatório foi o fato de que o Instituto C&A havia negligenciado a dedicação de recursos adequados para lidar com as falhas institucionais de proteção social dentro da cadeia de suprimentos da moda. Isso reforça a desigualdade e coloca em risco a subsistência e a vida de milhões de trabalhadoras e trabalhadores. Essas falhas devem ser adequadamente desafiadas para que haja uma verdadeira transformação na indústria da moda. 


Com o encerramento do Instituto C&A, temos enorme orgulho do impacto que foi alcançado juntamente com nossos parceiros. Mas isto não é o fim. Muito do nosso trabalho vai continuar como o Programa de moda da Laudes Foundation. A esse trabalho, trazemos as lições que aprendemos no Instituto C&A, assim como o compromisso e o espírito por trás dele. 


A OEE do Instituto C&A estará disponível em setembro de 2020 no site laudesfoundation.org